As divindades são conhecidas, principalmente, como imortais e não deuses. Do ponto de vista prático é apenas um nome diferente do outro. Mas, em termos de história, há uma diferença: acredita-se que os imortais já foram mortais. Pessoas incríveis que, geralmente através do auxílio de outro imortal, tornaram-se seres de extremo poder, após vencerem os obstáculos do seu caminho para a imortalidade. Muitos aventureiros, ainda hoje, tentam se tornar imortais.
Poucos conseguem.
O QUE OS IMORTAIS SÃO
Basicamente, seres mágicos de extremo poder. Não morrem de velhice, doença ou ferimentos. Somente em situações dificilmente especiais eles podem ser destruídos permanentemente. Imortal não soa tão correto, não é?
Não necessitam de comida, de bebida ou de respirar, apesar de muitos gostarem de fazê-lo.
Suas habilidades e poderes estão acima daquelas dos meros mortais. Por exemplo, os imortais têm magias que desafiam as noções mortais de cosmos e vida.
Eles existem em planos fantásticos e olham para Mystara apenas quando querem. Seus planos de existência estão ligados às esferas de poder (assunto da próxima postagem).
Por fim, os imortais chegaram a um acordo mútuo e criaram uma regra entre eles:
É PROIBIDA, NO MUNDO MATERIAL, AÇÃO DIRETA DE QUALQUER IMORTAL.
Isto significa que é proibida a manifestação direta dos imortais, em sua forma verdadeira, em Mystara. Ou seja, os imortais se metem nos assuntos dos mortais, mas nunca de maneira declarada. Os imortais podem aparecer aos mortais em sonhos ou disfarçados numa forma mortal (pareceriam ser NPCs muito capazes e poderosos, mas ainda assim mortais).
Somente em situações especiais, com a sanção de outros imortais, esta regra pode ser quebrada.