sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Sobre as raças no meu cenário - parte IV

Vamos à última parte? Deixei pro fim as novas raças:

ELADRIN

Do ponto de vista do cenário, os eladrin são facilmente encaixados em Mystara: há, no cenário oficial, pontos de contato entre Alfheim e o mundo das fadas - o mundo original dos elfos e eladrins. Basta considerarmos que os eladrin sempre estiveram lá.
As pessoas que não conhecem a cultura da floresta, ou seja, os não elfos e não eladrin, consideram eladrins e elfos a mesma coisa. Traçando um pararelo, pode-se dizer que é a mesma coisa que acontece com pessoas que não conhecem muito a cultura oriental e não vêem diferença entre japoneses e chineses.

O mundo de origem dos eladrin não é Mystara, é uma espécie de mundo dos sonhos, repleto de fadas e criaturas fantásticas, sejam amigáveis ou não. Imagino então que os eladrin sejam meio misteriosos, com um ar de doçura para no momento depois serem àsperos ou perigosos. Como um sonho sem controle.


TIEFLING

Parece-me que a direção artística da 4ªed. decidiu fazer uma uniformização dos tieflings. Todos os desenhos têm as mesmas características.
Não que os tieflings não sejam estilosos, mas gosto da diversidade aleatória (e criativa) de cada jogador.
Então, a primeira coisa que os jogadores têm ao escolher um tiefling para jogar é liberdade para sua aparência.
Os tieflings não têm nação, não têm o mesmo lugar de origem. Nem mesmo precisam de pais tieflings para que haja um bebê com suas características. De um modo geral tiefling é a pessoa cujos antepassados (ou apenas um antepassado) teve "um caso" com uma criatura de imenso poder (geralmente um ser infernal, mas há outras possibilidades).
Isso, é claro, acaba por gerar muitos mal-entendidos, uma vez que as pessoas tendem a ser preconceituosas e perseguir/matar os pais e a criança, que geralmente não têm culpa nem conhecimento de porque terem um filho com essas características.
Resultado prático no jogo: existem poucos tieflings andando por aí, sendo mais comuns e tolerados como normais apenas em Glantri.

DRAGONBORN/DRACONATO


Gostei da tradução (que parece ser a oficial) de dragonborn: draconato é simples e passarei a utilizá-la em diante.
Bom, não existem draconatos no Mundo Conhecido e ponto. São novidade, chamam a atenção (um pouco, pelo menos) e estão um pouco perdidos no mundo. Devem tomar cuidado para não chamarem a atenção das pessoas erradas...
Por serem "novidade" no Mundo Conhecido, eles recebem -2 nas jogadas da perícia diplomacia e, pela aparência de dragão, +2 nas tentativas de intimidação.
O primeiro de que se tem notícia é o Sckhaar, paladino de Diamante. Foi trazido por uma magia poderosa de um elfo das sombras, e agora perambula por Darokin.
Os draconatos são altos e tendem a ser fortes. Aparecem em várias cores e tonalidades, e sua baforada não tem relação com a cor de pele.
Alguns têm cauda, outros não.
p.s.: me recuso a participar das discussões que rondavam a net sobre o fato das fêmeas deverem ou não ter seios!

OUTRAS RAÇAS

Existem outras raças sim, só que não as detalharei aqui. Se surgir interesse, aí sim.
Mas, por princípio À minha vocação pela liberdade e diversão, todas as raças são possíveis: genasi, drow, rakasta, lupin, meio-orc etc...

2 comentários:

  1. Belas ilustrações que você conseguiu!!!! Poste os seus diários de campanha, que eu gostaria de ler, curto muito Karameikos e queria ver como fica o cenário na 4ed.

    ResponderExcluir
  2. Opa! não fui eu quem desenhou, mas obrigado assim mesmo! :P
    Pode deixar que assim que jogarmos por aqui, posto o resumão!

    ResponderExcluir