terça-feira, 18 de junho de 2013

A revolta dos vinte centavos

Aconteceu algo que jamais imaginei que fosse ver no Brasil: as pessoas estão se unindo para manifestar insatisfação! Logo nós, brasileiros, um povo tão acomodado!
Muitos argumentaram que os R$0,20 não justificam a revolta, que essa revolta é fruto de uma classe média mimada, etc e tal.
Percebe-se que estes não usam o transporte público e nem olham para o lado quando dirigem no amável trânsito carioca. Pois certamente veriam ônibus lotados, levando gado humano.
Não, na verdade, os vinte centavos são a gota d'água na paciência de uma povo rasgado cotidianamente com a falta de serviços de qualidades (com a exceção dos serviços coletores de impostos da mesma classe média).
E o que é mais bonito nisso tudo: os protestos ocorreram em várias cidades do Brasil e são apartidários. Imagino o temor de alguns políticos, ou a tristeza em não poder se aproveitar da situação para ganhar comercial gratuito.
E, com relação à destruição de patrimônio nas manifestações, jamais seria a favor (minha índole pacifista não o permite), mas devo reconhecer que as grandes mudanças na sociedade, infelizmente, ocorreram com violência. Pensando bem, faz até sentido: pedir para as pessoas mudarem um comportamento filho da puta com violência é mais enfático do que fazer o mesmo pedido com palavras, pelo menos para a maioria das pessoas.
Por fim, se acredito que essas manifestações vão fazer alguma diferença no sentido de mudarem as coisas? Sim e não. Pois obviamente os problemas não se resolverão magicamente, mas o recado foi dado: os vinte centavos ultrapassaram o nosso limite de tolerância!

Nenhum comentário:

Postar um comentário