sábado, 30 de janeiro de 2010

Súcubo

súcubo

As súcubos aparecem no folclore ocidental desde os tempos medievais. Naquela época, eram caracterizadas como assustadoras e demoníacas - sugavam a energia sexual de homens em seus sonhos, chegando ao ponto da morte por exaustão!

Castlevania


A palavra latina significa prostituta (succubus, aquela que fica por baixo) e também este tipo de demônio citado.

Os tempos passaram e a visão sobre sexo e sexualidade mudou no ocidente. O mesmo ocorreu com as súcubos: incorporadas à cultura popular (claro, bem menos que os vampiros), as súcubos ganharam beleza e sensualidade, sua origem demoníaca passou a ser mais um diferencial estético do que qualquer outra coisa. A idéia de prostituta praticamente some do imaginário das súcubos: entra em cena o ar de "dominatrix". Nos jogos, elas passam a ser "fogosas" e sexys.

Disgaea succubus



São bastante comuns nos video-games, e por um motivo óbvio: o enorme apelo visual para o público-alvo jovem e masculino. As vendas agradecem!



Claro, pensando em termos culturais e mercadológicos, chama mais atenção uma diabinha sexy do que um tribufu com enorme apetite sexual! Podem procurar imagens de súcubos feias: se encontrarem, me avisem!

Súcubo da Junko
p.s.: a versão masculina, íncubo (do latim, aquele que fica por cima), é menos comum. Era o demônio que copulava com as mulheres enquanto as mesmas dormiam. Elas podiam gerar filhos com deformidades ou com inclinações místicas poderosas. Fogueira neles!

Nenhum comentário:

Postar um comentário