terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Sobre as raças no meu cenário - parte I

Bom, farei uma série de breves comentários sobre as raças e suas peculiaridades nas minhas campanhas em Mystara. Tenho em mente a 4ªed., mas creio que isso pode ser considerado como linhas gerais.



HUMANOS
Mais abundantes do que qualquer outra raça, os humanos são os mais versáteis no jogo. Podem ser desde o mais humilde dos fazendeiros até o mais brilhante dos aventureiros. Apesar de que no Mundo Conhecido o sabor ser mais europeu, pode-se criar um humano com qualquer molde étnico em Mystara.
As únicas classes proibidas são aquelas que exigem outra raça que não a humana.
Não há mudanças na regra de jogo.

ANÕES


Mesmo na versão playmobil pode-se perceber o quão perigoso é um anão de Mystara!

Os anões são sinistros em Mystara. Não há outra nação anã que não Rockhome, e a mesma nunca foi invadida com sucesso. Não que não tenha sido tentado... os anões sempre se unem para massacrar os pretensos invasores.



Há vários clãs em Rockhome e, é claro, muita rivalidade entre eles. A magia não é muito bem vista por lá, mas magos não são proibidos, são naturalmente indesejados. Há um tempo atrás, houve uma história de mago anão, conselheiro do rei anterior. Não se sabe se isso é verdade ou não, há várias versões diferentes, mas todas concordam em um aspecto: o mago não durou muito e teve um triste (e dolorido) fim. Muitas dessas histórias são contadas às crianças para estimular a "naturalidade" da vida.
Estrangeiros também não são bem vistos. Aliás, é difícil para um não-anão, oficialmente, adentrar nas cidades subterrâneas. Mas há casos e casos.
Há comunidades de anões fora de Rockhome, sendo mais comuns em Karameikos nas áreas nórdicas. Não é difícil encontrar um anão onde haja aventura e tesouro. Sim, pedras preciosas...
Uma última dica aos anões: fiquem atentos quando passarem por Glantri, muitos magos gostam de estudar a resistência natural do anões à magia!

Também não há mudanças nas regras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário